Microagulhamento e suas pérolas

microagulhamento

Olá Caçadores de pérolas!

Hoje vamos falar de uma técnica que vem ganhando bastante adesão na área da beleza: o Microagulhamento ou Indução percutânea de colágeno ou Roller.

A pérola: A técnica de microagulhamento não funciona para pele oleosa porque fura a pele e você irá produzir mais sebo para tapar os buraquinhos.

HAHAHHAHAHHAHAHAHAH! Saaaaaaaaaaanta ignorância e que criatividade não? E os termos técnicos, que liiiiiiindo de ouvir!!!!

Sabe uma das coisas que mais me admira? A pessoa nem tem curiosidade de ler e pesquisar sobre o assunto, deve tirar isso sabe lá DEUS de onde e sai propagando… e o pior as pessoas leigas acabam acreditando… mas para isso temos esse blog!!!!

Vamos por partes:

A técnica de indução percutânea de colágeno é popularmente conhecida como roller ou microagulhamento devido ao seu equipamento que é um rolo que contém microagulhas.

Objetivo da técnica consiste na utilização de um sistema de microagulhas aplicado à pele que gera múltiplas micropunturas, que podem dependendo da profundidade da agulha l atingir a derme e desencadear, com o sangramento, estímulo inflamatório que resulta na produção de colágeno (FERNANDES, 2006)

Segundo Lima et al (2013) a técnica  inicia-se com a perda da integridade da barreira cutânea (OS BURAQUINHOS que ela se refere), tendo como alvo a dissociação dos queratinócitos, que resulta na liberação de citocinas como a interleucina -1α, predominantemente, além da interleucina- 8, interleucina-6, TNF-α e GM-CSF, resultando em vasodilatação dérmica e migração de queratinócitos para restaurar o dano epidérmico. PORTANTO são os queratinócitos que vão fechar os buracos da epiderme e não o sebo rsrsrsrsrs. Dependendo da profundidade da agulha ocorrerão as fases da cicatrização culminando na produção de colágeno.

A técnica é indicada para flacidez cutânea, estrias, rejuvenescimento, cicatrizes atróficas, alopecias,  alguns tipos de cicatrizes de queimaduras, melhoria de brilho e textura da pele, cicatrizes de acne. Não há contra indicação para pele oleosa, somente pele com acne que diversos cuidados devem ser tomados além de ser feita por um profissional capacitado.

Não sabe o que é sebo e sua função? Aprenda aqui:

As glândulas sebáceas secretam uma substância oleosa chamada sebo  que é feita de gordura (lipídeos) e outros resíduos de células produtoras de gordura que morreram e serve para lubrificar e impermeabilizar a pele e os pelos. O sebo tem ação de proteção e de tornar a pele e os pelos à prova d’água, prevenindo-os de se tornarem secos, ou quebradiços. Ele também pode inibir o crescimento de microorganismos na pele

Gostou? Se divertiu? Não deixe de participar! Mande sua pérola e aprenda conosco! Até a próxima!

 

Referencias

Fernandes D. Minimally invasive percutaneous collagen induction. Oral Maxillofac Surg Clin North Am. 2006;17(1):51-63

Lima, EVA, Lima, MA, Takano, D. Microagulhamento: estudo experimental e classificação da injúria provocada Surg Cosmet Dermatol 2013;5(2):1104.

Anúncios

9 pensamentos sobre “Microagulhamento e suas pérolas

  1. Essa do sebo preenchedor de buraquinho foi demais! Não vi se tem, mas traga mais informações sobre a terapia. É sempre bom fornecer informação de qualidade, principalmente para técnicas “novas”. Parabéns pela iniciativa.

    • Sebastiana, eu aconselho você a fazer um treinamento de como manipular o equipamento. Protocolos variam muito para cada tipo de cliente e cada tipo de alteração estética, infelizmente não é tão simples como parece. qualquer dúvida me escreva, beijos e boa sorte

  2. Professora,

    Quem de fato pode aplicar esta técnica? Todo profissional de estética, ou somente o fisioterapeuta? Estou acompanhando uma multiplicação de cursos para aplicação e fico bastante preocupada porque considero uma técnica invasiva.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s